Remoção da Sucção

O reflexo de sucção é uma resposta natural do bebé. No primeiro ano de vida, a sucção serve não só para fins alimentares, também é uma fonte de prazer e segurança. Por isso, não repreenda nem evite o uso da chupeta! Somos completamente a favor, no entanto existem alguns cuidados básicos que devem ser seguidos para se evitar a instalação de um hábito indesejável que poderá contribuir para o surgimento de alterações orais que podem ser graves e irreversíveis, ao nível da respiração, comunicação e mastigação.

Na Clínica Júnior, cada criança é analisada de acordo com uma avaliação do contexto familiar, escolar e social de forma a estabelecer a estratégia mais adequada, menos invasiva e traumática para que o abandono do hábito seja algo natural.

O primeiro passo deve passar por removermos o hábito sem criar trauma e ajudar os pais a desenvolver a melhor estratégia e postura perante o problema.

Abandono do biberão

O leite artificial pode ser leite pode ser prejudicial para os dentes se for ingerido de forma prolongada. Nestas consultas de acompanhamento temos em consideração as recomendações do pediatra e ajustamos o plano do leite artificial de forma a prevenir as cáries dentárias que podem decorrer desta ingestão, especialmente no período da noite.

Redução do açúcar

Nestas consultas, pretende-se estabelecer um plano estratégico adaptado à realidade da criança e aos hábitos familiares para desenvolver um padrão de alimentação mais saudável e, assim, melhorar a saúde oral e a saúde geral. São apresentadas alternativas saborosas e receitas rápidas de acordo com a idade da criança para diminuir a quantidade de açúcar ingerida diariamente.

Os pais podem esclarecer as suas dúvidas relativamente à composição de determinados alimentos que os filhos gostam para lhes poder fornecer mais alternativas saudáveis.

Além disso serão aconselhados e ensinados a fazer escolhas inteligentes na hora das compras e da preparação dos lanches para a escola.

Redução da ansiedade

O medo que existe nas consultas de medicina dentária é muito comum. E, se há uns anos as consultas envolviam alguma dor ou até técnicas mais desconfortáveis, hoje em dia, a evolução da tecnologia e dos instrumentos permitiu que seja uma experiência muito agradável. Neste programa ajudamos as crianças a ultrapassarem estes medos, usando estratégias bem definidas para as conquistar e mostrar que também pode existir magia no médico. Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar composta por um psicólogo e médico dentista e também por ferramentas muito específicas para que não exista drama na hora de ir ao dentista.

Cáries e Flúor

Quando comemos, existe uma desmineralização dos dentes devido à redução do pH da saliva. Esta remineralização pode ocorrer se existir flúor disponível. Os dentes conseguem captar estes iões de flúor e incorporá-los na sua estrutura para voltarem a remineralizar e evitar a cárie dentária.

No entanto, existem vários estudos que indicam que o flúor é considerado tóxico em determinadas quantidades. Por isso, é importante saber qual a quantidade de flúor ingerida pelo seu filho diariamente através da dieta, da água e da pasta de dentes para controlar o risco de cárie.

Traumatologia Dentária

Sabia que 25% das crianças em idade escolar sofrem traumatismos dentários e que, no primeiro ano de vida, 15% das crianças fratura o esmalte dos dentes da frente? Geralmente estes são sempre os mais afetados.

Nesses casos aconselhamos que comece por manter a calma e a entrar em contacto com o médico dentista que cuida do seu filho. Antes de se dirigir para o consultório, tente localizar o dente, caso ele não esteja na boca, e leve-o num frasco com soro fisiológico ou leite. Nunca pegue no dente pela raiz.

Limpe ferimentos que contenham sangue com solução salina ou água corrente e paralise a hemorragia por meio de pressão local aplicada com pedaço de algodão ou tecido, por cerca de 5 minutos.

Se as lesões da pele precisarem de sutura, vá imediatamente ao hospital.

E muito importante: confie no médico dentista, ele saberá orientar e acompanhar o caso.

O que pode acontecer com um trauma destes?

É normal que um trauma possa originar em dor, edema (inchaço), abscessos (formação de pus), descoloração (dente muda de cor) ou até em consequências na dentição permanente.

É importante que, ao obter esta informação, a partilhe com os pais da escola do seu filho pois, no momento certo, pode fazer diferença para o resto da vida.

E não se esqueça de ativar o seguro da escola e pedir ao médico o relatório médico e a documentação (fotografias e radiografias).

Se tem alguma dúvida ou questão não hesite em entrar em contacto connosco através de Whatsapp. Estamos sempre ao seu dispor.

Odontopediatria

A odontopediatria é a área da medicina dentária que trata da saúde oral dos mais pequenos. A nossa equipa acredita que para fazer o correto, integrado e multidisciplinar acompanhamento do desenvolvimento da criança é necessário começar a entregar informação e os devidos cuidados desde a gestação, até aos 18 anos de idade. Acreditamos que todas as estruturas e funções se desenvolvem como um todo e por isso fazemos por estar em contacto permanente com os médicos assistentes das nossas crianças.

Ortondontia

A Ortodontia Interoceptiva, diagnostica as maloclusões dentarias e esqueléticas num período inicial de crescimento da criança, principalmente quando ainda existe a possibilidade de travar ou até mesmo reverter o seu desenvolvimento.

Utiliza-se desde há́ muitos anos, vários tipos de aparelhos para correção ortodôntica intercetiva, como expansores, aparelhos funcionais de avanço mandibular, grelhas linguais e palatinas, entre outros. Atualmente a clínica tem ao seu dispor este tipo de tratamentos bem como os alinhadores INVISALIGN First e Teen, extremamente eficazes na correção da posição dos dentes bem como na orientação do crescimento esquelético.

Endodontia

A endodontia é área da medicina dentária responsável pelo tratamento da polpa do dente e dos tecidos periapicais. Quer isto dizer que trata os canais e o nervo dos dentes. É importante referir que assim como nos dentes definitivos pode ser necessário fazer uma endodontia nos dentes de leite. A anatomia destes dentes e os tecidos que os compõe são semelhantes e por isso as cáries dentárias, se profundas, podem também atingir o nervo do dente. Como pretendemos sempre salvar os dentes de leite e mantê-los o mais possível para que os dentes definitivos se consigam guiar para entrar na boca no local correto, pode ser necessário fazer este tratamento para os salvar.

Dentisteria estética

Esta área é responsável pelas reconstruções dos dentes. Seja no tratamento de cáries, seja na reconstrução de fraturas, alterações da forma dos dentes e correção dos espaços. Além disso esta área faz também milagres no que respeita a manchas nos dentes e dentes escuros. Acreditamos que mesmo os dentes de leite merecem todo o respeito e esforçamo-nos para que fiquem lindos e saudáveis. Em casos de quedas em que existe fractura dos dentes da frente, são utilizadas técnicas e materiais recentes para garantir a durabilidade e estética do tratamento.

Cirurgia oral pediátrica

Quando é necessário algum tipo de intervenção cirúrgica, seja para correção de alterações anatómicas, excisão de lesões ou mesmo remoção ou recolocação de dentes que não nasceram, esta é a área da medicina dentária encarregue destes procedimentos. Recorremos a técnicas de anestesia local recentes ou mesmo sedação consciente e anestesia local. Dispomos de equipamentos modernos, como por exemplo o laser, que permite cirurgias menos invasivas e com melhor pós-operatório.

Oclusão

A oclusão dentária define a forma como os dentes tocam e encaixam uns nos outros. Este equilibro e harmonia entre todos os dentes, é o principal responsável pelo correto funcionamento da articulação temporo-mandibular, permitindo que as estruturas anatómicas adjacentes se desenvolvam sem alterações. A utilização dos aparelhos dentários tem como objetivo repor a correta oclusão e consequentemente o bem-estar muscular e funcional das estruturas músculo-esqueléticas, que conferem a fonética, a respiração e a mastigação. É também através da oclusão que conseguimos diagnosticar hábitos, patologias e alterações relacionadas com a cavidade oral.

Periodontologia

É a área responsável pela saúde das gengivas e do osso que suportam os dentes. Assim como nos adultos, também as crianças podem ter manifestações de problemas nestes tecidos de suporte, que devem ser tratados e acompanhados. Existem alterações nas gengivas, manchas e até mesmo infeções que merecem todo cuidado no diagnóstico e na prevenção porque podem impedir a correta nutrição e qualidade de vida. Estes cuidados devem começar nas grávidas, que geralmente apresentam inflamações gengivais, e que podem de alguma forma prejudicar o feto e levar a alterações mais graves.

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma profissão da saúde, caracterizada por ser uma especialidade

multifacetada que estuda, avalia, diagnostica e intervém nas perturbações da comunicação humana, verbal e não verbal, assim como na mastigação e deglutição.

Assim, o nome de “Terapia da Fala” limita a sua abrangência, que na intervenção com crianças incide na reabilitação e adequação de diversas áreas como a comunicação, linguagem oral e escrita, articulação verbal, fluência, e motricidade orofacial.

Nutrição

A nutrição é a especialidade que avalia e define quais as melhores opções para seguir um regime alimentar saudável para o eventual tratamento e prevenção de várias doenças.

Para além disso, o objetivo da nutrição foca-se também na garantia de qualidade de vida do individuo. Grande parte das ações da área são baseadas na consciencialização dos pacientes bem como mudanças de hábitos.

Psicologia Infantil

Nos primeiros anos de vida da criança, são inúmeras as mudanças e, nem sempre o caminho é feito de forma harmoniosa, podendo interferir no processo de desenvolvimento.

Na consulta de psicologia infantil, focamos a aplicação dos conhecimentos na saúde, na doença e na prestação dos cuidados, sem nunca descorar a importância das experiências, comportamentos e interações de cada criança.

O trabalho de manutenção da saúde e prevenção da doença é realizado através de interações psicológicas, com base nos contextos em que cada criança está inserida, contribuindo largamente para o bem-estar individual.

Consultas do Sono do Bebé

O sono dos bebés é sempre um desafio quer para papás de primeira viajem quer para papás com experiência.

Como cada bebé é um bebé, e nem sempre o que resulta com a maioria resulta com o nosso bebé, na consulta do sono são avaliadas as rotinas familiares, com o objetivo de identificar o que poderá estar a ser um elemento perturbador ao bom sono da criança. Com base na informação recolhida na consulta, são passadas estratégias aos pais que ajudem na regulação do sono do bebé.

Escovódromo

No escovódromo queremos tornar o processo da escovagem dentária numa rotina diária dos mais pequenos através de um método pedagógico e uma boa dose de diversão!

Esta aula, que irá ajudar a prevenir a cárie dentária, inclui uma degustação de pastas dos dentes que ajudará os pais a compreenderem quais os sabores que os filhos mais gostam e, assim, possam comprar a preferida dos mais pequenos para que seja bem divertido ter os dentinhos saudáveis.

Marque já uma aula no nosso escovódromo!

Teremos todo o gosto em dar-lhes a melhor orientação para que, a partir daí, a escovagem faça parte do dia-a-dia deles.

Aula de Escovódromo Online