É por isto que precisa guardar o nosso Mapa.
O Mapa do Nascimento dos
Dentes pode-me ajudar como?
IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE PROBLEMAS ORAIS
Ao saber exatamente qual o período em que os dentinhos devem erupcionar, é possível detetar qualquer atraso ou anormalidade no desenvolvimento dentário do seu bebé.
ALÍVIO NO DESCONFORTO DO BEBÉ
Saber quando os dentes estão prestes a surgir pode ajudar os papás a entenderem os sinais e sintomas associados à dentição, como dor nas gengivas e irritabilidade, adotando estratégias para aliviar o desconforto.
EDUCAÇÃO E TRANQUILIDADE EM TODAS AS FASES
Conhecer a ordem e a idade de erupção dos dentes do bebé proporciona aos papás uma compreensão clara do processo de dentição. Irá reduzir a ansiedade e aumentar a confiança nesta nova fase.
Faq's
Se o meu bebé não tiver a erupção nos meses definidos no mapa, o que devo fazer?
Consultar um médico dentista. Podemos estar a falar de um atraso normal no desenvolvimento, contudo existem casos raros que devem ser analisados para prevenir um problema futuro.
Para a sua tranquilidade, poderá fazer um diagnóstico realizado pelo médico dentista baseado no exame clínico da criança, da boca e das gengivas. O histórico familiar também é considerado e uma radiografia (raio x) pode ser solicitada.
O meu bebé tem febre e está a salivar imenso, serão dentes?
Depende. O primeiro passo é identificar no nosso mapa os meses do seu filho e quais os dentes que estão destinados a nascer nessa fase. Após esta identificação, veja se a gengiva está vermelha nessa região, se o bebé sente dor quando toca ou começa a coçar.
Vigie também a temperatura durante 24 horas, caso a febre ultrapasse os 38º, não está relacionada com o nascimento dos dentinhos.
Como consigo identificar se os dentes estão a nascer?
Seguir o mapa é fundamental.
Mas existem sinais que indicam que os dentes do bebé estão a começar a surgir. Se estiver num dos meses de erupção e com algum destes sintomas, podem ser os dentinhos a nascer.
Sintomas:
- Irritabilidade.
- Alterações no apetite.
- Sensibilidade nas gengivas.
- Aumento da salivação.
- Sono agitado.
- Morder objetos duros.
- Mãos na boca.
- Febre até 38ºC.
- Diarreia.