Marque consulta de avaliação e conheça o melhor tratamento para o seu filho.
Aqui reina a felicidade, vivemos dos sorrisos e da boa disposição de todos. Somos o lugar onde os mais pequenos partilham dúvidas e aprendem um bocadinho mais em todas as consultas para que tenham uma boa relação com a saúde oral.
Na Clínica Junior não trabalhamos apenas os dentes!
Para nós é muito importante conhecer a criança no seu todo e fazer parte das suas rotinas para, juntos, crescermos com um sorriso bem saudável.
É comum receber, em consulta, pequeninos com problemas de lesões de cárie dentária.
Estas cáries podem desenvolver-se devido à ingestão excessiva de alimentos com açúcar, à insuficiente escovagem dos dentes e/ou outros fatores. Mas os dentes afetados por cárie devem de ser tratados atempadamente ou, se forem esquecidos, podem criar lesões mais profundas que levam à dor e necessidade de tratamentos mais invasivos, muitas vezes com auxílio da sedação ou anestesia geral.
A anestesia geral, por si só, é um termo que cria alguma apreensão na maioria da população adulta, mas se aplicada em crianças, o nível de ansiedade dos pais tende a subir.
Hoje em dia conseguimos realizar estes procedimentos em total segurança, em meio hospitalar, com equipa adequadamente treinada e em instalações devidamente equipadas. Poderá ainda esclarecer todas as suas dúvidas diretamente com o médico anestesista, para que enfrente este procedimento com a maior segurança.
Na Medicina Dentária aplica-se a sedação ou anestesia geral sempre que o caso se revele complexo ou de difícil resolução. Existem outras razões que podem levar à sua indicação em crianças com:
Crianças submetidas a tratamento dentário abrangente sob sedação ou anestesia geral apresentaram melhorias significativas na saúde oral, diminuição significativa na dor e passaram a comer melhor;
Os pais relataram que os filhos ganharam qualidade de vida após 4 semanas de reabilitação dentária sob anestesia geral;
A sedação ou anestesia geral tem um impacto positivo na qualidade de vida da família.
Caso vos seja proposto sedação ou anestesia geral para tratar os vossos pequeninos!
Esclareçam todas as dúvidas, preocupações, medos e ansiedades com a equipa que o acompanha, mas acima de tudo: confiem nos profissionais!
No caso de tratamentos com Sedação Consciente (SC), estes são realizados na clínica, no consultório que a criança já tão bem conhece, com ou sem médica anestesista, dependendo da necessidade do caso
No caso de tratamentos com recurso a anestesia geral (AG), os mesmos são realizados em bloco operatório, em meio hospitalar, com posterior internamento. Ambas as situações são acompanhadas por um médico anestesista, que estará a monitorizar a criança.
Na SC, a criança encontra-se acordada durante todo o procedimento e ciente do que se passa à sua volta, embora num estado mais relaxado. Vai receber instruções por parte da equipa médica, pelo que é imperativo que colabore durante a sessão. Já na AG, a criança encontra-se a dormir e não se apercebe de nada do que está a acontecer à sua volta.
Para a SC, é necessário, no mínimo, duas horas, já incluindo a preparação da criança para a sessão. Para a AG, visto que é preciso internamento hospitalar e recobro pós-operatório, pode contar com um dia para todo o procedimento.
Sim! O gás inalado durante a SC apenas reduz o estado de alerta e acalma o paciente. Para que não haja dor nem desconforto durante os tratamentos, é necessário anestesiar localmente.
Sim! De forma geral a recuperação da sedação consciente é rápida. São necessários poucos minutos para que o fármaco seja eliminado do organismo, permitindo assim que o seu filho retome as atividades normais em pouco tempo.